Sobre nós

Falar da rádio tembés FM, é retornar ao princípio da comunicação no município de Ourém. Na segunda metade dos anos 1970, com o desenvolvimento do município de Ourém e a necessidade de meios de comunicação para informar a população local, um grupo de amigos e amantes da comunicação instalaram nos postes da cidade, com estúdio num ponto do Mercado Municipal, a Dipour-som (Divisão de Publicidade Ouremense) que com uma programação diária em formato de rádio animava a cidade. Na programação já continha blocos comerciais gravados, informações institucionais e notícias da cidade, programas religiosos e muita música, tendo sua programação suspensa e sua desativação por volta de 1988, retornando ao ar em 1989 sob nova direção, a Dipour-som(Divisão de Publicidades Ouremense) muda sua denominação para "Tembés-publicidades", em alusão aos primeiros habitantes de Ourém, os índios Tembés, no ar com uma programação das 08:00 horas da manhã até às 18:00h, sua programação bem eclética e voltada a comunidade local tinha em sua grade programas como "Forrofiando com Você" nas suas manhãs, às vezes, à tarde eram retransmitidos, jogos de clubes paraenses.

Com um grande potencial comercial e de público, a "Tembés publicidades" serviu a cidade com utilidades públicas, informações noticiosas, entrevistas de convidados, cultura, esporte e entretenimento, colocando o ouvinte sempre a par dos acontecimentos da cidade. Por volta de 29/05/ 1999 a iniciativa funda a Associação dos Amigos Comunicadores de Ourém – Asacom, criando o núcleo de rádio que possibilitou funcionar a primeira emissora de rádio do Município, em 08/09/1999, denominada Radio Tembés FM Comunitária, "A rádio nativa de Ourém".

A emissora de rádio Tembés-FM, agora constituída como associação após protocolo no Ministério das Comunicações, em 08/09/1999 emitir o primeiro sinal de radiodifusão no Município, e o que é melhor, em frequência modulada 88,1Mhtz com uma qualidade invejável. Por erros burocráticos e inexperiência em radiodifusão de seus membros, a Asacom, por volta de 21/06/2000, recebe a visita da Agência Nacional de Telecomunicações, que veio a lacrar a emissora por estar fora das especificações legais. Predestinados a manter a rádio Tembés Fm no ar, seus administradores, buscam atender as recomendações do Ministério das Comunicações, conseguindo a outorga provisória em 13 de novembro de 2002, para operar a Asacom, radiodifusão com uma programação diversificada. Em abril de 2003, a emissora é inaugurada oficialmente e em 24/09/2004 recebe sua outorga definitiva, sendo a sétima emissora comunitária do Estado do Pará a conseguir tal feito, sendo também a primeira filiada da Rede Cultura de Rádio, primeira rede de rádio via satélite do norte do Brasil. Prestando grande incentivo à cultura popular e grandes serviços de utilidade pública, esportivo e social. Em 2002 a rádio Tembés FM sai novamente do ar por falta de apoio, quando muitos Ouremenses já acreditavam ser o fim dessa história, em 2024 a rádio volta a atividade e vem até hoje buscando resistir, e retomando programações que a décadas levam entretenimento aos Ouremenses, como por exemplo o programa "Forrofiando com Você" que ainda permanece no ar até os dias de hoje animando as madrugadas do homem do campo, Mais que uma emissora de rádio, a Rádio Tembés FM é parte viva e resistente da história do Município de Ourém, da história da radiodifusão do Estado do Pará e do Norte do Brasil.